08 dezembro 2014

Raj Comics, os Super Heróis da Índia conquistando o mundo!


Falar em super heróis, durante muito tempo constituiu-se em se citar apenas 2 editoras: Marvel e Dc Comics, que popularizaram este gênero de HQ tornando alguns de seus personagens ícones da cultura americana e que ganharam milhões de fãs ao redor do mundo.
Assim como os esportes, as artes, as tecnologias, entre outros; algo que é criado em seu país de origem, ganha o mundo e é absorvido culturalmente por outros povos, que muitas vezes passam a trabalhar as coisas de forma a até superar as possibilidades originais de quem os criou e desenvolveu inicialmente, assim como por exemplo os brasileiros fizeram com o Futebol, originalmente um esporte britânico.
Esse é exatamente o caso da Raj Comics!

Raj Comics surgiu como uma linha de quadrinhos indianos publicados por uma divisão do Raja Pocket Books que é a maior distribuidora de quadrinhos e editora na Índia.

Raj Comics foi iniciada em 1986 por Rajkumar Gupta.
A empresa concentra-se em histórias em quadrinhos do estilo super-heróis.
A maioria de sua produção é na língua Hindi, mas alguns títulos e "edições especiais" foram traduzidos para o Inglês. Já foram produzidos perto de 5.000 títulos até o momento.
Raj Comics se tornou uma lenda ao longo dos anos. Por volta do início da década de 90, Raj Comics foram tão popular, por causa de seus personagens como Dhruv, Doga e Nagraj, que as crianças e jovens adolescentes começaram a alugar centenas de histórias em quadrinhos para outros leitores que não conseguiram comprar os quadrinhos no lançamento, embora o quadrinhos por lá sejam vendidos a preços bem populares.
O aluguel eo empréstimo de quadrinhos, bem como a troca de adesivos à base de tais heróis, tornou-se tão popular que não apenas as crianças, mas os seus pais, bem como, passou a considerar comics um bom hábito da leitura.
Os títulos da Raj Comics se tornaram tão populares na índia que muitos alunos o levavam até nas aulas, e os liam ao invés de fazer suas lições o que ocasionou uma ação disciplinar proibindo-os nas salas de aula, isso demonstra o status quase "religioso" dos quadrinhos Raj entre a juventude indíana!

Logicamente num primeiro momento o leitor fará comparações de similaridades entre os personagens indianos e os americanos, afinal essas similaridades decorrem devido ao estilo super heróis dos quadrinhos de ambos, mas no decorrer do desenvolvimento de sua linha editorial a Raj Comics soube dar características ricas e próprias à seus personagens e sobretudo cultivar sua cultura e modos como é visto em todas as suas publicações.


E tudo isso teve um efeito lógico: - Muitos dos títulos da Raj Comics vendem uma tiragem acima de 1 milhão de exemplares, quando não ultrapassam estas marcas! Num comparativo, desbancando de longe suas concorrentes americanas como Marvel e Dc Comics.

Entre seus principais heróis podemos citar: Nagraj, Super Commando, Dhruva, Doga, Parmanu, Bheriya, Tiranga, Shakti, Inspector Steel, Anthony, Super Indian, etc.
E entre seus princiapis artistas podemos citar: Nitin Mishra, Penciler: Hemant, Jolly Sinha, Anupam Sinha, Vinod Kumar, Mandaar Gangele, Hemant, entre outros.


Depois de 25 anos de produção de todo um universo de super-heróis, Raj Comics é a maior editora de quadrinhos na Índia. Eles têm publicado mais de 5000 títulos!!! e são o lar de mais de 2000 caracteres.
Recentemente, Raj Comics começou a usar métodos modernos para promover seus quadrinhos, como parceria com os principais prestadores de serviços como Vodafone e Airtel, iniciando a produção de seus quadrinhos em 3D e em breve serão produzidas animações e filmes.


Alguns títulos da editora podem ser conferidos em formato digital gratuitamente, em seu site AQUI! 
Voce também tem a opçãode baixar o aplicativo da editora para Celulares AQUI!

Um comentário: