13 outubro 2016

Qual o tamanho de uma página de Quadrinhos?



Hoje em dia o número de artistas que enveredam pelo mundo dos quadrinhos é muito grande, com o advento da internet os segredos da profissão se disseminaram e hoje há artistas e aspirantes em todos os diferentes campos das histórias em quadrinhos, seja nas hqs de super heróis americanos, seja nos Mangás, nos Quadrinhos Europeus, artistas que alcançaram voo de forma independente, enfim.

É óbvio que os artistas que trabalham neste mercado além de saber desenhar e dominar os segredos desta maravilhosa arte sequencial, precisam saber lidar com um certo número de ferramentas para que seu trabalho seja bem sucedido, sobretudo aqueles que estão tentando um lugar ao sol, e segundo os avaliadores de portfólio: " Trabalhos nas dimensões e com a apresentação certa" são meio caminho andado para um sim neste brilhante e concorrido mercado.

Dentre estas ferramentas, com certeza a que mais gera dúvidas nos artistas é : Como devo apresentar meus trabalhos? Quais as dimensões? O tamanho em que se deve apresentar estes trabalhos para darem a dimensão de que o artista possa ser um grande profissional?
Antigamente os artistas usavam verdadeiras "pranchas", páginas com dimensões gigantes, mas com a evolução da indústria gráfica as páginas de artes originais hoje diminuíram e as próprias editoras fizeram seus padrões de páginas. O mesmo aconteceria com os Syndicates, escritórios que distribuem as tiras dos artistas para os jornais, e assim, grande parte da indústria padronizou estes formatos até para facilitar seu trabalho com arquivos na hora de escanear as artes e colorir e na impressão nas gráficas.



As próprias editoras distribuem aos artistas folhas com marcações estas chamadas folhas "matrizes" ou folha padrão mostrava linhas com as dimensões que os artistas então até hoje tem de respeitar nas mágicas páginas que criam em cada história em quadrinhos.
Mas muita confusão se tem feito sobretudo no Mercado de produtos artísticos onde se vendem produtos com medidas totalmente fora dos padrões.
Para quem quer entrar no mercado, o formato das editoras é o padrão a ser seguido e que gera dúvida em muitos artistas que querem preparar seus portfólios e até em artistas que já trabalham e querem padronizar seus trabalhos, afinal para quem não sabe, há colecionadores que pagam caro pela arte original dos artistas e se a arte estiver em uma folha de boa apresentação, o valor desta arte pode valorizar em muito os preços.

Mas como fazer então para estar nesses padrões?
O Mercado brasileiro, algumas empresas oferecem blocos de papel já com estas marcações, porém há dois grandes problemas:
1- Muitas vezes as marcações impressas no bloco estão com as dimensões fora do padrão.
2- A qualidade e o tipo de papel não atendem à qualidade e exigências do trabalho.

Pesquisando, você vai descobrir que o quadrinista Edu Manzano desenvolveu uma idéia muita legal! Um produto chamado Comic Paper PDF, e o melhor: o colocou disponível e gratuitamente para auxiliar os artistas de todo o Brasil!



O Comic Paper PDF é um produto que traz 4 arquivos em PDF com marcações para que o próprio artista imprima estas marcas em suas folhas em casa! A grande sacada é que além de o artista não ter mais a obrigação de comprar Blocos, ele ainda pode imprimir as matrizes no tipo de papel que melhor atenda seus trabalhos.

De acordo com as informações, o produto oferece 4 matrizes: Para Página Tradicional de Quadrinhos, Para Tiras de Quadrinhos ( inédito no Brasil ), Para Sketch Art ( que seria aquele tipo de arte que se faz para fãs por encomenda ou ao vivo em convenções) e a matriz para Sketch Cards que são aqueles Cards produzidos pelos artistas em diversas técnicas para fãs.


Todos respeitam as dimensões internacionais e servem para artistas de quaisquer estilos de quadrinhos desde Quadrinhos Independentes, até os Americanos e Mangás.
O produto está a venda no Mercado Livre e ao comprar o artista recebe os Arquivos em formato digital e suporte para quaisquer dúvidas.
A Comic Paper PDF ainda oferece a possibilidade do artista personalizar os papéis com sua assinatura neles, basta registar o pedido em email após a compra. e ainda vêm com um rápido guia de como utilizar as linhas na hora de desenhar!

Uma inteligente e boa alternativa, com um preço justo. Para conhecer mais do produto e comprar Clique AQUI!

por: Vinicius Oliveira

Um comentário: